terça-feira, 17 de novembro de 2009

Uma pausa para a gratidão

A cada post que coloco aqui, ou quase todos, agradeço à colaboração de amigos, profissionais liberais, empresários e lojistas que estão se juntando à campanha que une BRINQUEDOS + SORRISOS. Muitos ainda me perguntam: quem criou? de quem é a campanha?
A campanha é das crianças, para as crianças, porque somos sempre um tanto crianças (espero que um tanto bem grande). Não é à toa que nos empolgamos diante das brilhantes vitrinas de lojas de brinquedos. Não é à toa que, quando damos gargalhadas ou fazemos brincadeiras, ouvimos a frase: "parece criança". Ou, num sentido pejorativo, ouvimos a sutil retaliação: "deixa de ser criança".
Não, não deixaremos de ser crianças.

Eu sonhei essa campanha mas não a fiz. Quem a faz são vocês. Somos nós. E tantos outros que andam por aí tomando atitudes semelhantes.
Este é um trabalho de formiguinhas.
Do amigo e designer Rafael Cony que pensou numa cara de gibi para o logo da campanha.
Dos guris da Publivar, que investiram tempo em pensar soluções para a cara da campanha.
Da Clarissa, da Amanda e da Renata, "modistas" e it girls que desenham as camisetas.
Da Céres Suñe, batalhadora da Guerreiros do Bem que ajuda na escolha das instituições que serão contempladas com os brinquedos.
Do genial pianista André Carrara que coloca seu talento à disposição com um recital gratuito para arrecadar brinquedos.
Da Lídia, da Luciane, do Rodrigo, da Wanessa e da Luiza, da Ospa, que abriram as portas para receber os brinquedos na sede da orquestra.
Da designer Melina Pettendorfer, que lá do Rio de Janeiro doou uma peça sua para leilão no site.
Da Mariana Martinez, que também está doando roupas de moda praia para leilão (em breve!)
Da Ana e da Frederica, da Amora Baby, as primeiras a gritarem: queremos ser ponto de coleta de brinquedos!
Da advogada Daniela Carvalho Nunes, espalhando a nossa notícia no meio jurídico. 
Da gurizada da Refúgio Urbano, da casa de festas Peta Perruge, do atelier de enxovais Blueberry, do Chic Mania Brechó Infantil, da Spirito Santo, do Espaço Boho, da Showlux, da Lezanfan, da Escola Neneca, da Translappe (Pelotas), da BR Assessoria e Cobrança (Camaquã), do Aquavit Bar, da Associação Brasileira de Odontologia, do Espaço Corporal Sítivo Ativo, do Fit Pilates e da MR Personal Training, por terem aberto as portas de seus estabelecimentos para receberem doações. E por terem divulgado a campanha de todas as formas.
Da Larissa Kuhn e da Fernanda Zaffari, da Lúcia Porto, da Pati Leivas, do Paulo Guerra, do historiador Gunter Axt, amigos da mídia que estão espalhando a notícia.
Ufa, esqueci de alguma formiguinha?
Sim, esqueci.
Esqueci de uma turma de formiguinhas que trabalha na Crioulo Remates e com a Crioulo Remates. A empresa de leilões rurais tem um mailing e-nor-me de clientes de todo o país e está dando um apoio fora do comum à campanha. A Michele, aquela agilizada pisteira eletrônica que pode ser vista volta-e-meia no Canal Rural, capitaneia os trabalhos pela campanha lá dentro. Cercada por uma credibilidade conquistada pelo leiloeiro Fábio Crespo e pelo empresário Flávio Célia, a garotada da Crioulo tem agido muito - arrecadando brinquedos, vendendo camisetas, estocando brinquedos, divulgando a causa até na TV (Canal Rural).

Minha gratidão se estende, é lógico, a todas as pessoas que, reciclando seus brinquedos usados ou comprando brinquedos novos, têm feito crescer essa pilha de sorrisos que em breve distribuiremos (e postaremos cada imagem, cada foto, cada sorriso aqui). Uma campanha solidária é feita por quem organiza - e por quem atende ao nosso chamado, na mesma proporção.

Tenho aprendido muito sobre gratidão nesses dias. Meu Natal está ganho desde o dia que pensei essa campanha. Vocês só fazem ele ficar mais brilhante, a cada dia.

Mas hoje, pessoal.
Hoje eu fiquei "verde", como costumo dizer.
A Michele, da Crioulo Remates, me escreve um e-mail dizendo que havia recebido um carregamento - isso mesmo, um carregamento - de brinquedos.

53 caixas de brinquedos. De uma única pessoa.
Lá de Pomerode, Santa Catarina.
Lá do senhor Renato Mapuche, da Cabanha Mapuche.

Um momento incrível e quase indescritível. Ver as fotos daquela pilha de brinquedos e ja imaginar a criançada diante dela. Quase indescritível porque costumo ter palavras para tudo. E as minhas palavras são de gratidão.

Obrigada, sr. Renato e família.

Obrigada a todos.

E obrigada a meus pais. Eles sabem o porquê.

Doação do sr. Renato:





Nenhum comentário:

Postar um comentário